Memorial da UFC entrevista Prof. Neudson Braga

Data de publicação: 22 de agosto de 2018. Categoria: Notícias

Na última terça-feira tarde de 21 de agosto de 2018, o Memorial da UFC recebeu o prof. Neudson Braga na sala de reuniões da Vice-Reitoria para uma entrevista sobre a história do prédio da Reitoria. O prof. Neudson Braga nos falou sobre as intervenções realizadas pela Universidade na antiga residência da família Gentil para abrigar as atividades administrativas que foram expandidas rapidamente após sua implantação.

José Neudson Braga ingressou na UFC em 1960, um ano após sua formatura em Arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, a convite do então Reitor Antonio Martins Filho para a integrar a equipe de arquitetos da Universidade do Ceará junto com Liberal de Castro e Ivan Britto.
Neudson Braga foi responsável por desenhar importantes prédios na UFC e na cidade de Fortaleza, como por exemplo, o prédio da Pró-Reitoria de Extensão (em parceira com Liberal de Castro), o Centro de Exportadores do Ceará, acompanhado pelo painel Estivadores de Zenon Barreto, a agência/sede do Banco do Estado do Ceará – BEC, conhecida popularmente como “BEC dos peixinhos”. Além dos projetos arquitetônicos, Neudson Braga desempenhou atividades acadêmicas na Universidade, sendo um dos professores iniciais da Escola de Arquitetura da UFC (1965), chegando a receber o título de professor emérito (2007), e exercendo cargos administrativos, como a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, entre 1971 e 1973.

A entrevista foi conduzida pelo historiador Rafael de Farias e pela museóloga Josiane Vieira, ambos do Memorial da UFC, e acompanhada pelo Superintendente-adjunto de Infraestutura e Gestão Ambiental engenheiro Rafael Henriques de Araújo Neto e pelo diretor da Divisão de Estudos e Projetos arquiteto Aureliano de Oliveira Carvalho.

Fonte: Memorial da UFC / 3366.7414