Memorial da UFC participa da 1ª Semana Nacional de Arquivos com Oficina de Pesquisa Histórica

Data de publicação: 30 de maio de 2017. Categoria: Notícias

O Memorial da UFC participa da 1ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional. A programação oferecida está alinhada com o tema “Arquivos abertos, cultura e patrimônio” (http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/pt-br/).

O Memorial da Universidade Federal do Ceará tem por missão coletar, produzir, registrar a história e memória da UFC, com a finalidade de preservá-las e difundi-las garantindo o acesso da sociedade ao patrimônio universitário de forma compartilhada. O conhecimento sobre o passado é diretamente ligado a capacidade de se coletar, traduzir, entender e interpretar os vestígios do pretérito. Conhecer a fonte em suas especificidades exige uma investigação profunda, esmiuçando seus detalhes e suas peculiaridades, sua função ao ser criada, qual a conjuntura na qual foi produzida, os grupos que o criaram, dentre outras inúmeras informações que tornam cada documento único. O pesquisador deve ter contato com várias fontes de naturezas diferentes para compreender essa complexidade. Os documentos oficiais, apesar de seu caráter institucional, não trazem apenas informações do tipo técnico ou relativas ao cotidiano burocrático, mas também permitem abordar questões quanto a identidade ideológica das instituições que os produziram, assim como as relações de poder que as constituem, tanto internamente quanto com relação a sociedade em que a instituição se insere.

Para investigar essas questões, o Memorial da UFC realizará uma oficina sobre o uso de fontes oficiais na pesquisa histórica nos dias 05 e 06 de junho de 2017 das 14hrs às 18hrs. A “Oficina de Pesquisa Histórica: Fontes Oficiais” ocorrerá na Sala de Audiovisual da Pós-graduação do Departamento de História. As fontes que serão trabalhadas na oficina são os Boletins da UFC, publicações oficiais da Universidade das décadas de 1950 a 1970. A inscrição será feita pelo seguinte link: (INSCREVA-SE AQUI).

Mais informações ver: http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/pt-br/ultimas-noticias/85-ce/506-memorial-da-universidade-federal-do-ceara.

Fonte: Memorial da UFC