Memorial da UFC recebe Estudantes e Comunidade para Visita Orientada

Data de publicação: 16 de setembro de 2019. Categoria: Notícias

No último dia 10 o Memorial da UFC recebeu dois grupos de visitantes para conhecerem um pouco da história da UFC, por meio de visita orientada à Reitoria.
Os visitantes foram recebidos pelo servidor Rafael Vieira, historiador do Memorial, que conduziu a atividade de forma dinâmica e enriquecedora para os participantes.

Grupo I – Cerimonialistas
O Memorial, a pedido do Cerimonial da UFC, organizou visita orientada para um grupo de 12 cerimonialistas que estavam participando de uma manhã de debates e reflexão sobre o cerimonial universitário. A visita contribuiu para a percepção de que os processos vivenciados no dia a dia devem estar atrelados à história e memória institucionais, como forma de melhor contextualizá-los.

Grupo II – Alunos do Curso de Cinema
A turma está cursando a Disciplina ‘Direção de Arte’, ministrada pela professora Maria Ines Dieuzeide. Em aula, estão debatendo os espaços e suas formas de apropriação, percepção, transformação, e os modos como o cinema pode colocá-los em cena. A partir dessa conversa, percebeu-se o quanto o espaço da Universidade lhes é desconhecido, pois muitos deles nunca tinham entrado no prédio da Reitoria, e conheciam pouco ou nada da história institucional.

Como a professora havia participado recentemente do Seminário de Ambientação promovido pela PROGEP para os novos servidores, que tem como uma das ações a visita orientada pelo Memorial, resolveu propiciar a seus alunos a mesma experiência, como forma de incentivá-los a conhecer um pouco mais da história da UFC e perceber de outras formas esses lugares que fazem parte do cotidiano de alunos e professores.

Fonte: Direção do Memorial