Memorial investe na Preservação do Patrimônio Histórico da Reitoria

Data de publicação: 14 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

O Memorial da UFC – órgão responsável por preservar a memória e o patrimônio científico e cultural da UFC, com vistas a garantir o registro e a divulgação de sua história – iniciou em 2018 o restauro de alguns móveis de valor histórico do Gabinete do Reitor, que agora retornam à sua glória original.

O primeiro passo do projeto foi a realização de pesquisas em nossos acervos para identificação de mobiliários que pertenciam à Reitoria, sua origem e destino. Após esse passo, foi providenciado o retorno das peças que faziam parte de um mesmo conjunto, possivelmente adquiridas junto com o prédio centenário da família Gentil, e que estavam em outras Unidades da Universidade. Os móveis foram transladados com o acompanhamento dos técnicos do Memorial e da Prefeitura do Campus do Benfica.

A seguir, foram feitas réplicas de algumas peças que não se encontravam mais nos móveis ou que estavam desgastadas. Neste processo, houve um esforço para o mínimo de intervenção, buscando-se unicamente a higienização, reintegração de base e policromias, eliminação de acréscimos, aplicação de camada protetora e elaboração de elementos que haviam sido retirados ou perdidos.
Vale salientar que esta ação é parte do programa de mapeamento do mobiliário histórico da Universidade, que está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Conservação e Restauro – LACOR / Memorial da UFC.
Com isso, garantiu-se a permanência e o usufruto dos bens para as gerações presentes e futuras!

Fonte: Direção do Memorial