120 anos da Faculdade de Direito: Memorial da UFC apoia a preservação do patrimônio cultural da FADIR

Data de publicação: 8 de fevereiro de 2023. Categoria: Notícias, Sem categoria

Memorial da Faculdade de Direito, em 2013.
Foto: acervo Memorial da UFC.

Comemorando 120 anos em março de 2023, a Faculdade de Direito da UFC dispõe de um acervo de documentos que contam a história do curso. No primeiro semestre de 2023, como parte das comemorações, um novo conjunto de documentos históricos digitalizados deverá ser incluído e disponibilizado no Repositório Institucional da Universidade, com o apoio técnico do Memorial da UFC.

O Repositório Institucional é o sistema de informação que contém as coleções de documentações digitais, que registram a produção acadêmica dos membros da instituição, assim como documentos de interesse histórico e cultural. O objetivo da inclusão de documentações no Repositório é, além do armazenamento e preservação, a difusão dos materiais disponibilizados e o livre acesso à informação.

A disponibilização dos documentos está sendo viabilizada por meio de uma parceria entre a Comissão de Gestão do Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Faculdade de Direito e o Memorial da UFC. Materiais como Relatórios Anuais da Faculdade de Direito, com exemplares entre os anos de 1904 e 1915, estão sendo digitalizados pela equipe do Memorial da UFC para breve divulgação.

A contribuição do Memorial da UFC no processo de preservação da memória da Faculdade de Direito da UFC já teve outros momentos importantes. Em 2012, a parceria foi consolidada com o apoio técnico do Memorial da UFC na estruturação do Memorial da Faculdade de Direito, de que participaram a professora e historiadora Adelaide Gonçalves e a arquivista Marcela Gonçalves Teixeira.