Memorial amplia coleção de cadeiras históricas da UFC

Data de publicação: 6 de fevereiro de 2023. Categoria: Notícias, Sem categoria

Cadeiras do acervo são catalogadas e fotografadas pela equipe do Memorial.
Fotos: Erica B. Pinho.

O Memorial da UFC está dando um passo importante para a ampliação do acervo mobiliário histórico da Universidade. Desde o mês de janeiro, a equipe está inventariando uma ampla seleção de cadeiras com o objetivo de acrescentá-las ao acervo. Os exemplares integrarão o catálogo da coleção de cadeiras do Memorial da UFC, a ser lançado em breve. O acervo apresenta indícios de como as cadeiras refletem nossa cultura, arquitetura e necessidades através do tempo.

A catalogação das cadeiras envolve um trabalho meticuloso, que inicia com procedimentos de higienização e conservação. Na etapa seguinte, os exemplares são fotografados e têm suas características catalogadas. Placas de tombamento, etiquetas e selos de importação, entre outras informações históricas exteriores, são registradas em uma planilha para referência futura. Nessa etapa, é possível recuperar informações valiosas, como a origem geográfica do fabricante e período aproximado da aquisição do objeto pela Universidade. Cada exemplar também recebe uma identificação e numeração da coleção de cadeiras do Memorial da UFC.

Doação ao acervo

Quatro das últimas cadeiras que passaram a integrar a coleção do Memorial da UFC foram doadas pela Biblioteca Universitária, no mês de janeiro. Com as novas aquisições, o acervo alcança a marca de 70 modelos de cadeiras, totalizando 97 exemplares. De acordo com o diretor da BU, Felipe Ferreira da Silva, a equipe do Memorial da UFC foi convidada a visitar a Biblioteca, para identificar exemplares de cadeiras que pudessem complementar a coleção histórica. O diretor aponta a realização da Exposição Cadeiras, de 2022, como o ponto inicial para a colaboração da BU com o acervo. “A exposição foi importantíssima para sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação da memória institucional, então, acreditamos que a doação permitirá que a história da Universidade seja resguardada e continuemos contando sempre sua história”, afirma.

Exposição Cadeiras

O acervo de cadeiras históricas da UFC já foi tema de uma exposição no Museu de Arte da UFC (MAUC), em setembro de 2022. “Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história” esteve aberta ao público de 20 de agosto a 23 de setembro, como parte das comemorações dos 15 anos do Memorial da UFC.