Memorial cria GT para elaborar Quadro de Arranjo Arquivístico da UFC

Data de publicação: 25 de julho de 2019. Categoria: Notícias

O Memorial da UFC, em parceria com a PROPLAD, PROGEP e ICA reúnem-se para dar início à elaboração do Quadro de Arranjo Arquivístico da Universidade.
O arranjo arquivístico sistematiza as competências, funções e atividades da instituição e se configura como o primeiro passo para a implantação do AToM – software livre de descrição arquivística – que permite à comunidade acessar acervos especiais, como a documentação histórica da Universidade, entre outros. Destaca-se, como grande vantagem do software, permitir a difusão de qualquer tipo de objeto digital.
O encontro tem a duração de uma semana (22 a 26 de julho) e envolve: identificação dos fluxos documentais da universidade, sistematização do arranjo, levantamento documental e bibliográfico sobre a descrição arquivística e teste no software de descrição arquivística AToM.

Fonte: Direção do Memorial