Memorial da UFC preserva a história institucional através dos objetos
Data da publicação: 24 de julho de 2025 Categoria: Sem categoria
Juliane Queiroz, bolsista BIA. Foto: Éden Barbosa
O Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC) é detentor de um acervo museológico composto por objetos que integram a trajetória institucional. A identificação e o levantamento de informações sobre esses objetos constituem uma das ações promovidas pelo Memorial da UFC para preservar a história e a memória da Universidade e de sua comunidade. As informações desses objetos são registradas em fichas catalográficas, que reúnem dados técnicos, contextuais e fotografias. Organizados em coleções conforme sua procedência, tipologia ou função, cada item recebe um código que indica a coleção à qual pertence e sua ordem cronológica de registro. Essa ação de documentação do acervo museológico é uma etapa fundamental para a compreensão da história da UFC e para a construção de narrativas sobre a instituição e as pessoas que a constroem cotidianamente. As informações levantadas subsidiam ações de divulgação da história da Universidade, como exemplificado pela Coleção Cadeiras, apresentada ao público por meio de catálogo e exposições.
A recém-criada série de publicações [ESPIA NOSSA HISTÓRIA], no Instagram do Memorial da UFC (@memorialdaufc), é também uma das formas de divulgar a história da instituição no meio virtual. Os conteúdos são elaborados com base nas informações obtidas durante o processo de catalogação. Atualmente, os objetos que representam homenagens, distinções sociais recebidas ou oferecidas, bem como aqueles que marcam festividades ou eventos, estão no foco do processo alquímico da documentação. A Coleção Insígnias e Objetos Comemorativos encontra-se em processo de catalogação e já conta com mais de 70 (setenta) itens registrados.
Em perspectiva, as informações sobre esses objetos estarão disponíveis para acesso público, contribuindo para a difusão da história, o fortalecimento do sentimento de pertencimento e identidade, e o estreitamento dos laços entre o Memorial da UFC e a sociedade.
Texto: Josiane Vieira – Museóloga do Memorial da UFC