Patrimônio preservado – UFC promove o restauro do Salão Dourado da Reitoria

Data de publicação: 17 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias, Sem categoria

Recepção, no Salão Dourado, do embaixador dos Estados Unidos, John Moors Cabot, em 1959. Foto: acervo “Laboratório Fotográfico”, do Memorial da UFC.

Empresa contratada por meio de licitação pública realiza procedimentos de restauro e conservação no Salão Dourado, sob supervisão da equipe do Memorial. Foto: Erica B. Pinho.

Um espaço que foi testemunha da história do ensino superior no Estado, por onde passaram visitantes ilustres, o Salão Dourado da Reitoria da Universidade Federal do Ceará está em processo de conservação e restauro. Desde dezembro passado, itens de mobiliário histórico, como cadeiras, mesas, lustres e espelhos estão recebendo intervenções para recuperação e preservação das características originais, realizadas por uma empresa especializada, contratada por meio de licitação pública. Os serviços são supervisionados pela equipe do Memorial da UFC, setor responsável por realizar e promover ações no âmbito institucional direcionadas à preservação, produção e comunicação da história e da memória da Universidade Federal do Ceará e da comunidade universitária. A ideia é que em breve, mediante agendamento, turmas de estudantes possam visitar o local dos trabalhos de restauro, orientadas por profissionais do Memorial.

Com mais de 60 anos de história, o espaço recebeu o nome de “Salão Dourado” em referência a uma característica de seu mobiliário, em parte revestido por folhas de ouro, resultando em um douramento das peças. Os arquivos fotográficos do Memorial da UFC revelam o uso do espaço pelos primeiros reitores da instituição, para recepcionar visitantes como intelectuais, escritores, artistas, embaixadores e presidentes.

A partir da observação de fotografias e documentações da metade do século passado, é possível constatar que os móveis pertencentes ao salão foram sofrendo intervenções sem seguir procedimentos de conservação e restauro. O diagnóstico do estado de conservação do acervo e a elaboração do projeto de restauro foram conduzidos pelo técnico de conservação e restauro do Memorial da UFC, Roberto Moreira Chaves.

Etapas anteriores

Ainda no ano de 2018, após o diagnóstico e elaboração do projeto de restauro, as primeiras intervenções foram iniciadas, com a separação de peças que originalmente pertenciam ao gabinete do reitor, e não ao espaço do Salão Dourado. “Parte desse mobiliário é remanescente do imóvel pertencente à família Gentil, adquirido pela Universidade no final da década de 1950. São móveis que contam não apenas a história da UFC, mas também do bairro do Benfica e da ocupação urbana de Fortaleza”, explica Moreira Chaves.

Nessa etapa, realizada ao longo do ano de 2018, foram realizadas intervenções de conservação e restauro, pelo Memorial da UFC. As peças que estavam fora de seus locais originais foram recolhidas e restauradas. Peças de mobiliário tiveram elementos faltantes de madeira ou metal reproduzidas por artesãos, e o mármore de lioz rosa dos móveis passou por polimento. Itens de madeira passaram por reforço de partes fragilizadas, reconstituição da policromia e aplicação de camada protetora (verniz), dentre outros procedimentos.