Primavera dos Museus: Memorial da UFC promove Roda de Conversa sobre Museologia

Data de publicação: 20 de setembro de 2023. Categoria: Notícias, Sem categoria

Como parte da programação da 17
a Primavera dos Museus promovida pelo Museu de Arte da UFC, o Memorial da UFC participou, na manhã dessa terça-feira, 19 de setembro, da roda de conversa “Museologias transatlânticas: relatos de experiências de formação e prática profissional em Portugal”.

Josiane Vieira e Yazid Jorge. Foto: Éden Barbosa (Memorial da UFC).

Roda de conversa no Mauc. Foto: Éden Barbosa (Memorial da UFC).

A museóloga da equipe, Josiane Vieira, participou da atividade com a apresentação de relatos de experiências de egressos da UFC sobre a formação no Programa de Pós-Graduação em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) sob o abrigo do Programa de Bolsa da Cátedra UNESCO  Educação, Cidadania e Diversidade Cultural. Também foi discutida a prática profissional em museus públicos portugueses, a partir da experiência do egresso Yazid Costa (graduado e doutor em História pela UFC) na cidade de Nisa, em Portugal.

Ministrantes:

Josiane Vieira – Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Museóloga do Memorial da Universidade Federal do Ceará desde 2014.

Yazid Jorge Guimarães Costa – Doutorando em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Doutorado em História Social (UFC), em atuação como Técnico Superior na Câmara Municipal de Nisa, no Museu do Bordado e do Barro.