Linhas de Ação
As linhas de ação são linhas temáticas criadas para orientar o setor quanto à política de acervos, atividades de pesquisa, ações educativas e programas de comunicação institucional. São elas:
- Faculdades Iniciais
- Interiorização e Internacionalização
- Inovação, Conhecimento e Tecnologia
- Universidade, Comunidade e Impacto Social
- Gestão e Desenvolvimento Organizacional
- Sujeitos, Instituições e Movimentos Culturais
Faculdades Iniciais e Instituições Agregadas
Essa linha corresponde a ações ligadas à formação da Universidade, ao movimento pela instalação da Universidade do Ceará e à história das faculdades que constituíram o núcleo inicial da UC: Faculdade de Direito (1903), Faculdade de Farmácia e Odontologia (1916), Escola de Agronomia (1918) e Faculdade de Medicina (1948). Inclui, ainda, as instituições agregadas à Universidade em seus primeiros anos.
Interiorização e Internacionalização
Essa linha compreende ações ligadas à interiorização e à internacionalização na Universidade. Entende-se por internacionalização as ações de intercâmbio e trocas científico-culturais, parcerias acadêmicas e contatos sociais, políticos e culturais entre a comunidade universitária e outros países. Por interiorização, compreende-se as ações da Universidade voltadas para o interior do estado, incluindo os projetos acadêmicos e culturais, as políticas de desenvolvimento, as ações de extensão, a instalação de cursos e os campi do interior.
Inovação, Conhecimento e Tecnologia
Circunscreve ações voltadas à produção do conhecimento e de suas aplicações pela comunidade universitária, a partir das suas condições materiais, históricas e sociais, suas metodologias e suas tecnologias. Inclui as práticas e as relações sociais de produção, divulgação e aplicação do conhecimento, as práticas pedagógicas e as relações de ensino-aprendizagem, as condições, os lugares e as ações de inovação social e cultural, assim como de desenvolvimento técnico e científico, os trabalhadores da ciência e os sujeitos dos saberes universitários, a história das correntes do pensamento e dos grupos intelectuais.
Universidade, Comunidade e Impacto Social
Essa linha abrange as relações da Universidade com a comunidade universitária, compreendida como a comunidade formada pelos grupos sociais e pelas pessoas que constituem, disputam e são impactados direta ou indiretamente pela UFC. Inclui as relações de trabalho na Universidade, a história dos movimentos políticos e sociais na comunidade universitária, as práticas cotidianas da comunidade universitária e as paisagens onde elas se inserem, assim como as políticas públicas e os projetos de desenvolvimento econômico e social promovidas pela Universidade ou que impactam a instituição e sua comunidade.
Gestão e Desenvolvimento Organizacional
Corresponde às práticas de gestão e da cultura administrativa da Universidade. Inclui as relações, os sujeitos e os grupos que impactam, constituem e atravessam a política universitária, assim como as condições e as práticas de gestão, administração e participação política na instituição.
Sujeitos, Instituições e Movimentos Culturais
Essa linha abrange ações ligadas à cultura na Universidade, a partir de seus sujeitos, suas práticas, suas paisagens e suas instituições. Inclui os movimentos e as práticas artísticas, as práticas esportivas e o desporto universitário, o patrimônio cultural universitário, as políticas culturais da Universidade, as festividades e as comemorações, assim como as práticas e os espaços de lazer da comunidade universitária.