Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Memorial da UFC

Área do conteúdo

Organização das Atividades

Para uma melhor organização de sua equipe, o Memorial da UFC conta com uma coordenação geral e dois laboratórios: o Laboratório de Conservação e Restauro e o Laboratório de Tratamento da Informação.

Laboratório de Conservação e Restauro (LACOR)

Este Laboratório tem como principal objetivo a elaboração de uma política de gestão e preservação de acervos viabilizando a integridade dos bens móveis que compõem o acervo do Memorial da UFC, bem como, desenvolver parcerias, com outros setores, que visem à preservação do patrimônio da Universidade.

O LACOR desenvolve uma política de conservação preventiva e curativa, tendo como base medidas que visam à integridade do acervo através de procedimentos de diagnósticos, higienização, pequenos reparos e acondicionamento como forma de prevenir e estabilizar processos de degradação do acervo e melhorando suas condições de acesso. Além disso, o LACOR desenvolve programas de formação, na área de conservação, que busca sensibilizar a sociedade e a comunidade universitária sobre a preservação do patrimônio universitário. O LACOR pode receber e acompanha alunos dos cursos de História, Biblioteconomia, Química e Biologia que queiram ingressar como estagiários em seus projetos.

Laboratório de Tratamento da Informação

O Laboratório de Tratamento da Informação abriga documentos arquivísticos históricos, acervos bibliográfico e museológico da UFC. As atividades desenvolvidas são as seguintes: organização, classificação e indexação de documentos e atendimento à pesquisa. O acervo está sendo organizado para atender aos pesquisadores.

Acessar Ir para o topo