Arquivistas das instituições federais do Norte e Nordeste reúnem-se em Fórum na UFC

Data de publicação: 21 de agosto de 2015. Categoria: Notícias

Foi instalado na noite desta quarta-feira (15), no auditório da Reitoria da UFC, o 3º Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste (Arquifes), cujas atividades prosseguem nesta quinta-feira (16), na Casa de José de Alencar, desde as 8h.

Imagem: Participantes da mesa de abertura do 3º Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste (Foto: Guilherme Braga)

O grupo de estudos de choro do Curso de Música da UFC, Choro do Brasil, apresentou-se antes da abertura oficial do Fórum, interpretando chorinho e homenageando Pixinguinha com a música “Carinhoso”. A mesa formada para a instalação dos trabalhos teve a seguinte composição: Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento; Marcela Gonçalves Teixeira, diretora do Memorial da UFC; Márcio Sousa Porto, diretor do Arquivo Público do Estado; e Arlene Xavier Santos Costa, arquivista da Universidade Federal do Amapá.

O Prof. Augusto Albuquerque, após dar as boas-vindas aos participantes, disse saber quanto é importante um encontro de uma área específica e como será proveitoso o resultado desses dias de trabalho, com a troca de experiências.

Admitindo estar bem à vontade naquele momento, por conviver com a Universidade durante sua graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado na Instituição), o diretor do Arquivo Público, Márcio Sousa Porto, falou da falta que faz uma política pública que valorize o patrimônio documental. E lamentou que, dos 184 municípios cearenses, apenas três tenham arquivo público.

Para Arlene Xavier Santos Costa, da Universidade Federal do Amapá, seria necessária a realização de um fórum específico para a região Norte, que tem características muito próprias. “O Brasil tem a nossa região apenas no imaginário. O brasileiro, de modo geral, não conhece o Norte”, acredita.

“Os desafios da organização do patrimônio documental arquivístico nos equipamentos culturais da UFC” foi o tema da palestra da arquivista Marcela Gonçalves Teixeira, baseada em sua pesquisa para a dissertação do mestrado. Em seguida, os participantes foram recepcionados com coquetel nos jardins da Reitoria.

A manhã de hoje será dedicada à apresentação da minuta do regimento do Encontro Nacional de Arquivistas (Enarquifes) com exposição inicial de Renato Motta Rodrigues da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

(Notícia publicada no Portal da UFC em 16/04/2015)