Correspondências do acervo do Memorial da UFC participam da Exposição “Ensaios para o Museu das Origens”, em São Paulo

Data de publicação: 13 de setembro de 2023. Categoria: Notícias

Contribuir para a reflexão sobre temas como memória, preservação de acervo e do patrimônio cultural e artístico. Com esses objetivos, será lançada hoje (06/09), em São Paulo, a mostra “Ensaios para o Museu das Origens”, com espaços expositivos no Itaú Cultural e no Instituto Tomie Ohtake – neste último, com abertura no dia 09 (sábado).

Projetada como uma única mostra em dois espaços, “Ensaio para o Museu das Origens” reúne itens de acervos de uma rede de museus e espaços de memória em todo o país, incluindo o Memorial da UFC, que cedeu parte da coleção de correspondências do primeiro reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Martins Filho, em formato digital.

Representando o Memorial da UFC, a museóloga Josiane Vieira, participará da organização da exposição e realizará visita técnica aos equipamentos, assim como à reserva técnica do Museu do Ipiranga. A exposição conta com a curadoria geral de Izabela Pucu e Paulo Miyada, curadoria adjunta de Ana Carolina Roman e dos curadores convidados Daiara Tukano e Thiago de Paula.

Sobre as correspondências cedidas à exposição:

28/01/1960: De Floriano Teixeira, para o reitor da UFC.
01/06/1962: Do embaixador do Brasil em Madrid, com cartazes das exposições de gravura popular na Espanha, para o reitor da UFC.
02/1963: De Sérvulo Esmeraldo, sobre exposição de gravuras, na Europa, para o reitor da UFC.
01/08/1966: De Lina Bo Bardi para a UFC, sobre acervo do Mauc em São Paulo.
26/08/1966: De Everaldo sobre acervo do Mauc na Bienal de Veneza, para o reitor da UFC.
10/04/1963: A respeito de esculturas sacras, para o reitor da UFC.