Ensaios para o Museu das Origens: Memorial da UFC participa do lançamento da Exposição, em São Paulo

Data de publicação: 13 de setembro de 2023. Categoria: Notícias

Divulgação.

Foto: Josiane Vieira.

O Memorial da UFC esteve presente ao lançamento da Exposição Ensaio para o Museu das Origens, ocorrido na cidade de São Paulo nos dias 6 e 9 de setembro, respectivamente, nos espaços expositivos do Itaú Cultural no Instituto Tomie Ohtake. Representando a equipe, compareceu ao evento a museóloga Josiane Vieira, que acompanhou a cessão de imagens do Memorial da UFC que compõem a exposição .

Documentos integrantes da coleção de correspondências do fundador e reitor da Universidade Federal do Ceará, Antônio Martins Filho foram selecionados pela curadoria da exposição e enviados para compor a mostra. Os itens enviados pelo Memorial integram a seção que trata do Museu de Arte da UFC e do Museu de Arte Moderna da Bahia como referências históricas que contribuíram para a concepção do Museu das Origens pelo crítico de arte Mário Pedrosa.

Ensaios para o Museu das Origens

Após o incêndio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), em 1978, que destruiu 90% do acervo da instituição, foi proposto o projeto do Museu das Origens, do crítico de arte, jornalista e professor Mário Pedrosa. A proposta incluía a criação de cinco museus articulados entre si: o Museu de Arte Virgem (formado a partir do Museu de Imagens do Inconsciente), o Museu do Índio, o Museu do Negro e o Museu das Artes Populares. Inspirada na proposta de Pedrosa, a Mostra reúne cinco núcleos, dois deles no Instituto Tomie Ohtake e outros três no Itaú Cultural, e segue em cartaz em ambas as instituições até 28 de janeiro de 2024.

Com curadoria geral de Izabela Pucu e Paulo Miyada, curadoria adjunta de Ana Roman e curadoria convidada de Daiara Tukano e Thiago de Paula Souza, o percurso que atravessa as duas instituições apresenta história e o acerto de espaços de memória de todo o país.