Estudantes do curso de História participam de aula em campo no Memorial da UFC

Data de publicação: 22 de junho de 2023. Categoria: Notícias

Conhecer os acervos documentais sob a guarda do Memorial da UFC, e realizar uma visita mediada no prédio da Reitoria da Universidade. Com esse objetivo, no dia 15 de junho de 2023, estudantes da disciplina “Lugares da Memória e o Ensino de História”, do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Ceará, participaram de uma aula em campo no Memorial da UFC.

Na visita, acompanhada pela professora responsável pela disciplina, Ana Rita Fonteles Duarte, os estudantes conheceram o Memorial da UFC, enquanto lugar de memória institucional. Os acervos sob a guarda do setor foram apresentados aos estudantes pelo historiador do Memorial da UFC, Rafael Farias, a partir da perspectiva da importância dos materiais para a história não apenas da Universidade, mas da cidade de Fortaleza.

Além de conhecer os acervos pertencentes ao Memorial da UFC, os participantes da aula em campo visitaram o local do Salão Dourado, atualmente em obras de conservação e restauro. Nesse espaço, puderam ver de perto as pinturas parietais recém-descobertas pela equipe do Memorial da UFC. Amostra do ecletismo arquitetônico que predominou em casas das elites econômicas de Fortaleza na primeira metade do século XX, as pinturas descobertas na parede do Salão Dourado foram apresentadas como objeto de reflexão sobre o crescimento urbano da cidade e suas contradições sócio-históricas.

As aulas em campo com estudantes da Licenciatura em História da UFC são realizadas desde 2018, em uma parceria do Memorial da UFC com o curso.