Curso ICA-AtoM – Software Livre de Descrição Arquivística

O Memorial da Universidade Federal do Ceará promoveu no período de 20 a 24 de julho de 2015 o curso sobre “O uso da descrição arquivística e do ICA-AtoM na difusão, preservação e segurança do patrimônio documental universitário” destinado aos servidores da UFC, sobretudo aos que atuam na difusão dos arquivos permanentes da Instituição como os acervos iconográficos, sonoros, audiovisuais e textuais (com finalidades históricas ou culturais).

O Curso foi ministrado pelo Docente da Graduação em Arquivologia e do Mestrado em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Prof. Dr. Daniel Flores e pelo pesquisador e doutorando em Cuestiones de Lengua, Sociolinguística y Crítica Textual españolas em su contexto histórico y filológico da Universidade de Salamanca (Espanha), Prof. Sérgio Rodrigues. Ambos são membros do Grupo de Estudo do CNPq de Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos (GED/A), sendo Daniel Flores líder do grupo de pesquisa e também membro de importantes entidades coletivas da área arquivística como a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

O ICA-AtoM, ou simplesmente AtoM significa Access to Memory (acesso à memória). É um software de formato aberto criado por iniciativa do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) que permite descrever documentos em conformidade com as normas nacionais e internacionais arquivísticas, tendo como principal objetivo proporcionar uma ferramenta de difusão e disponibilização do acervo com acesso online.

O Curso proporcionou aos participantes conhecimento teórico e prático sobre o software, capacitando-os e qualificando-os na produção, descrição e difusão da informação universitária sobretudo a sociedade, colaborando dessa forma diretamente com a transparência e o acesso à informação ao cidadão.