Curso Museologia Brasileira

Entre 10 a 21 de agosto de 2015, no auditório do Departamento de História (área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica), foi realizado com o apoio do Memorial, o curso de extensão “Por uma história da política museológica brasileira: intercâmbios e trocas culturais no desenvolvimento de um projeto de nação (1970-1990)”.

O curso teve como objetivo refletir sobre os diferentes modos pelos quais a elaboração de políticas para museus se constitui como política de memória e se insere nas práticas sociais.

Totalizando 30 horas/aula, a formação foi dividida em 10 encontros de 3 horas/aula, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, compondo dois módulos que discutiram sobre o tema a partir das trocas culturais entre técnicos e acadêmicos brasileiros e de outros países, sobretudo, da Inglaterra. Foram ofertadas 30 vagas. O público-alvo contemplou alunos de graduação e pós-graduação em ciências humanas, representantes de museus, professores da rede pública de ensino e interessados.

Esta ação foi uma realização do MinC, através do edital Conexão Cultura Brasil – Intercâmbios 2014, com verba do Fundo Nacional de Cultura, que financiou a participação do pesquisador Yazid Jorge Guimarães Costa, graduado em História (UFC), mestre em Memória Social (UNIRIO) e membro do GEPPM. O pesquisador esteve por um mês como aluno visitante do Programa de Pós-Graduação da School of Museum Studies da University of Leicester (Inglaterra), realizando pesquisa bibliográfica e documental.