UFC 65 anos: patrimônio da sociedade cearense

Criada oficialmente pela Lei N° 2 373, de 16 de dezembro de 1954, e instalada em sessão no dia 16 de junho de 1955, a UFC foi inicialmente constituída pela Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Hoje, ao completar 65 anos, conta com sete campi espalhados pela Capital e pelo Interior, abrangendo praticamente todas as áreas do conhecimento.

No decorrer desse tempo, a UFC tem, em seu histórico, inúmeras contribuições à sociedade, não apenas com a formação de milhares de profissionais e pesquisadores qualificados. No campo da extensão, por exemplo, mais de 1.200 projetos e programas beneficiam cerca de 4 milhões de pessoas em todo o Estado. e se consolida como a melhor instituição pública de ensino superior do Norte e Nordeste, uma das melhores do País e patrimônio de toda a sociedade.

Em outra frente, a UFC tem-se destacado nacional e internacionalmente como celeiro de pesquisa e inovação. Para citar apenas exemplos mais recentes, no contexto da pandemia de covid-19, pesquisadores da UFC estão desenvolvendo um tipo de teste mais rápido e barato para a doença; envolveram-se na criação de um capacete de respiração assistida que diminui a dependência dos pacientes a respiradores mecânicos; articulam-se na realização de testes em parceria com o governo do Estado, dentre várias outras ações.

Para celebrar o ano em que esse patrimônio da sociedade completa mais um ano, o MEMORIAL DA UFC traz uma série de vídeos de integrantes da comunidade universitária sobre suas experiências na Universidade, evidenciando a força, o tamanho, a presença e a importância da UFC para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil. Essa série, intitulada: UFC 65 anos: itinerários e narrativas, conta com quarenta e cinco vídeos produzidos por professores, técnicos e alunos da UFC, que você pode conferir aqui no nosso site.

Assista à Série – UFC 65 anos: itinerários e narrativas

Parabéns UFC e obrigada a todos que colaboraram com essa mostra!