Memória do Cinema Cearense: Memorial e Casa Amarela promovem reunião para discutir gestão do acervo de Eusélio Oliveira

Data de publicação: 12 de dezembro de 2022. Categoria: Notícias, Sem categoria

Nesta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, a equipe do Memorial da UFC esteve reunida com representantes da Casa Amarela Eusélio Oliveira, para avaliar as possibilidades de guarda e gestão do acervo do cineasta que dá nome ao equipamento. Participaram da reunião, representando o Memorial da UFC, a diretora Gerda Holanda, a arquivista Mônica Gonçalves e a produtora cultural Erika Pinho. Representando a Casa Amarela, participaram o diretor da Casa Amarela, Wolney Oliveira, a professora Ana Carla Sabino Fernandes, do Departamento de História da UFC e a assessora da direção da Casa Amarela, Camila Osório.

“Este é um acervo que nos encanta por sua organização e sobretudo, por seu valor histórico”, registrou a diretora Gerda Holanda. A coleção, que retrata parte da história do cinema cearense, contempla materiais em suportes diversos, como correspondências, encartes, recortes de jornais e a biblioteca pessoal do cineasta. Fazem parte dos registros, por exemplo, comunicações entre cineclubes de várias partes do país.

O Memorial assessora os locais de origem de acervos relacionados à história da Universidade Federal do Ceará, apoiando a estruturação dos espaços de preservação e consulta, com o auxílio técnico de profissionais da Museologia, Arquivologia e História, que compõem a equipe do órgão. Além do acervo do cineasta Eusélio de Oliveira, o Memorial da UFC já apoiou a estruturação de outros importantes espaços de memória da Universidade, como o acervo do curso de Agronomia, o acervo do Porto do Pecém, pertencente ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental e o Memorial do campus da UFC em Russas, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2023.

Casa Amarela Eusélio Oliveira
Inaugurada em 27 de junho de 1971, a Casa Amarela Eusélio Oliveira oferece cursos nas áreas de cinema, fotografia e animação, além de formar platéias para a área de audiovisual, difundindo a memória do povo cearense. Dispõe de vasto acervo de filmes, vídeos e fotografias. Promove o Cine Ceará, terceiro maior festival de cinema do Brasil, e disponibiliza uma videoteca para estudantes, professores da Universidade e população em geral. Para conhecer mais sobre o equipamento, acesse: http://www.caeo.ufc.br/