Memorial da UFC desenvolve cooperação técnica para publicação de livro pela Imprensa Universitária

Data de publicação: 11 de julho de 2023. Categoria: Notícias

No dia 28 de junho de 2023, parte da equipe multidisciplinar do Memorial da UFC esteve na Biblioteca Pública do Estado do Ceará, para prestar apoio técnico a um projeto da Imprensa Universitária. A atividade incluiu fazer registros fotográficos de exemplares do Jornal O Ceará, que circulou no estado entre as décadas de 1920 e 1930. As fotografias serão utilizadas em um livro sobre o periódico, a ser editado pela Imprensa Universitária. Ainda em processo de elaboração de pesquisas, a obra ajudará a elucidar as relações entre os intelectuais, seus processos de escrita e a cidade, no final do século XIX.

O jornal O Ceará é objeto das pesquisas dos professores Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi e Rodrigo Ribeiro. Sara Cortez é professora do Departamento de História da UFC e coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista (Sebo/UFC), vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Ceará. Ribeiro é analista de gestão em educação superior (UECE) e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em História da UFC.

“Era um jornal questionador no sentido das práticas políticas culturais, das condições urbanas, sociais, da cidade de Fortaleza, no final do século XIX e princípio século XX”, destaca o professor Rodrigo Ribeiro. De acordo com a professora Sara Cortez, a relevância do periódico de deve também à cobertura dos fatos ocorridos nos Sertões, para além da crônica cotidiana da capital.

Parcerias
Além de sua atividade finalística, a guarda e preservação de acervos históricos da Universidade, o Memorial da UFC desenvolve parcerias técnicas com diversos setores, relacionadas ao registro e à difusão da memória institucional.