Memorial é parceiro em lançamento literário da Biblioteca de Ciências da Saúde

Data de publicação: 8 de maio de 2019. Categoria: Notícias

O livro Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará: 70 anos foi oficialmente lançado, na tarde da terça-feira (30 de abril), no Campus do Porangabuçu. O lançamento ocorreu no salão de leitura da biblioteca e reuniu bibliotecários, servidores técnico-administrativos, professores e autoridades universitárias.

A edição da obra foi realizada em parceria com o Memorial da UFC e a Imprensa Universitária, tendo sido produzida em conjunto com uma exposição fotográfica e um vídeo institucional no contexto dos 70 anos da Faculdade de Medicina, comemorados no ano passado. A publicação teve como organizadores Adeli Gomes Moreira, Rafael de Farias Vieira, Gislene Soares Guerra, Eliene Gomes Vieira Nascimento e Joaquim Melo de Albuquerque. A obra homenageia postumamente a primeira bibliotecária e diretora da BCS, Cleide Ancilon de Alencar Pereira (1934-2018), fundadora do Curso de Biblioteconomia da UFC e Professora Emérita da Instituição.

A proposta da publicação é apresentar a história da Biblioteca de Ciências da Saúde a partir do relato de sua bibliotecária mas antiga: Cleide Ancilon de Alencar. A riqueza do relato está no caráter técnico e autocrítico do trabalho e é imprescindível para a ampliação da visão da Universidade Federal do Ceará como um lugar de construção do conhecimento.

Fonte: Memorial da UFC / 3366.7414