Português

Memorial encerra 2019 com a entrega da documentação do Porto do Pecém

26 de dezembro de 2019

Após um intenso ano de trabalho, o Memorial da UFC concluiu a fase de organização do acervo do Porto do Pecém e entregou ao Departamento de Engenharia Hidraúlica e Ambiental – DEHA. O acervo está acondicionado em 74 caixas com documentos e 2 caixas com fotos, além de uma grande quantidade de plantas. É possível encontrar no acervo documentos sobre monitoramento ambiental, hidrodinâmica costeira, dados sobre execução de tratamento barimétrico na área marítima do terminal do Pecém, projeto de expansão do Porto, entre outros, além de fotos do período da construção e plantas diversas. Há, ainda, um acervo bibliográfico, em processo de higienização.

O trabalho com o acervo foi coordenado pelos servidores Roberto Chaves e Mônica Mesquita e, de acordo com seu depoimento, ainda exige um processo detalhado de catalogação antes de ser disponibilizado ao público. Essa tarefa está a cargo do DEHA e deverá ser realizada em breve. Há, ainda, o desafio de montar o espaço de guarda da documentação.
Agradecemos aos bolsistas participantes da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Mateus Montenegro Sampaio (Engenharia Química), Bruna Cunha (Engenharia de Energia Renovável) e Tobias Ferreira Alencar (Engenharia Civil), que foram fundamentais para a conclusão do processo de separação e higienização da documentação.

Aproveitamos para desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Equipe do Memorial!