Restauro do Salão Dourado é pauta no Jornal da Universitária

Data de publicação: 23 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias, Sem categoria

Empresa contratada por meio de licitação pública realiza procedimentos de reatauro e conservação no Salão Dourado, sob supervisão da equipe do Memorial. Foto: Erica B. Pinho.

Na última quinta-feira, 19 de janeiro, o restauro do Salão Dourado foi pauta do programa Jornal da Universitária, da Rádio Universitária FM. Os procedimentos têm o objetivo de recuperar itens de mobiliário originalmente pertencentes ao Salão Dourado, espaço existente desde a instalação da Reitoria da UFC. Leia abaixo, na íntegra, a reportagem de Ana Mary Cavalcante.

Restaurar as memórias e abrir o espaço para mais histórias que virão com o tempo. Por esse caminho, seguem as obras de conservação e restauro do Salão Dourado da Reitoria da UFC. O Salão foi usado pelos primeiros reitores da Universidade para recepcionar escritores, artistas, embaixadores e presidentes, e é identificado pelo mobiliário e pelas peças revestidas por folhas de ouro. O restauro teve início no último mês de dezembro, mas na verdade começou por um sonho, há sete anos, relaciona a diretora do Memorial da UFC, Gerda Holanda.

“O processo de restauro do Salão Dourado é um sonho que tem sido acalentado pelo Memorial já há algum tempo. Começamos em 2015, quando foi feito um levantamento histórico e iconográfico, de imagens do nosso acervo, que gerou a abertura de um processo para o restauro, tanto das peças quanto da estrutura física, de forma que ele se tornasse novamente um espaço institucional em uso”, explica.

O projeto de restauro é de Roberto Moreira Chaves, técnico do Memorial da UFC. Entre os bens recompostos, estão um espelho de cristal, com moldura de folhas de ouro, quatro conjuntos de estofados e um lustre de cristal. Parte do mobiliário é herança do imóvel que pertenceu à família Gentil e foi adquirido pela UFC na década de 1950.

Estudantes, professores e todos os interessados no processo de restauração podem acompanhar os trabalhos que estão sendo feitos no Salão Dourado da Reitoria. Mediadas pelos profissionais do Memorial da UFC, visitas guiadas são abertas ao público, destaca Gerda Holanda, diretora do Memorial da Universidade.

“Nós pensamos em abrir o espaço de restauro do Salão Dourado, à visitação pública, como uma forma de envolver a comunidade nesse processo. Nossa intenção é abordar também um pouco da história desse espaço institucional, para quem não conhece poder ter uma visão mais ampla do que foi o Salão Dourado e do que ele poderá vir a ser”.

Um caminho que passa pela importância da preservação do patrimônio comum. “O contato direto com essas manifestações culturais, e a experiência que elas proporcionam, vão nos possibilitar um processo ativo de conhecimento e de valorização das nossas raízes, como também vão favorecer a produção de novos conhecimentos”.

O Salão Dourado deve ser reaberto no fim deste semestre, durante as comemorações dos 68 anos de instalação da UFC. As visitas guiadas aos trabalhos de restauração podem ser agendadas pelo telefone (85) 3366-7414.