Salão Dourado: um importante espaço da cultura cearense

Data de publicação: 18 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias, Sem categoria

Salão Dourado da UFC foi sede do XIV Salão de Abril. Ao fundo, é possível observar o espelho que compõe o mobiliário original do espaço. Foto: Boletim da UFC, 1958.

A primeira dama do teatro cearense, Nadyr Papi Saboya, e o fundador da UFC, reitor Antônio Martins Filho, examinam peças folclóricas em exposição. Foto: Boletim da UFC, 1958.

O Salão Dourado, espaço da Universidade Federal do Ceará existente desde a sua fundação, localizado na Reitoria da UFC, está em processo de conservação e restauro. Os trabalhos são supervisionados pela equipe do Memorial da UFC, que também promove pesquisas documentais no acervo da instituição, sobre usos desse importante espaço da memória universitária.

A partir do exame de documentações do final da década de 1950, pertencentes ao arquivo de Boletins da UFC, é possível observar usos do Salão como sede de eventos artísticos e culturais, no período que antecedeu a criação do Museu de Arte da UFC (MAUC).

“Além de seu uso mais frequente, como espaço para recepção de autoridades, o Salão Dourado era utilizado como local de eventos artísticos. No ano de 1958, edições do Boletim da UFC mostram o espaço sediando o XIV Salão de Abril, assim como uma exposição de trabalhos de Nilo Firmeza, o Estrigas”, explica o técnico de laboratório de conservação e restauro de bens culturais móveis do Memorial da UFC, Roberto Moreira Chaves.

O uso do Salão Dourado como espaço de vivências artísticas é pouco documentado. Mesmo os textos que registram os eventos na publicação “Boletins da UFC” citam o Salão Nobre, outro ambiente da Reitoria, mas não mencionam o Salão Dourado. A descoberta de que o espaço em restauro havia sido palco de exposições foi feita, ao longo da pesquisa documental sobre o Salão Dourado, pela observação de detalhes das fotos que acompanham as matérias. Itens como o espelho de cristal, uma das principais peças de mobiliário histórico do Salão Dourado, revelaram o uso do espaço para eventos culturais, junto ao Salão Nobre da Reitoria.