Servidores recebem treinamento sobre digitalização, preservação e difusão de documentos

Data de publicação: 21 de agosto de 2015. Categoria: Notícias

O professor de Arquivologia Daniel Flores, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), esteve nesta terça e quarta-feira na UFC, para ministrar o workshop “Descrição, digitalização e acesso à difusão de documentos arquivísticos”, tendo por base o software livre ICA-Atom.

Imagem: Professor de Arquivologia Daniel Flores (Foto: Divulgação)

O curso teve cerca de 20 participantes, dentre bibliotecários, servidores do Memorial e integrantes da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFC – grupo criado há cerca de três meses, responsável pela gestão de documentos na Universidade.

Os participantes atuarão como multiplicadores de técnicas e conceitos que ajudarão os setores da Universidade a trabalhar na catalogação, arquivamento e preservação de documentos importantes – desde correspondências e fotografias com valor histórico para a UFC, até documentos atuais que precisam ser registrados. Trata-se de uma iniciativa importante para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, criada em 2012.

A arquivista Regina Célia de Camargo, integrante da Comissão Permanente de Avaliação de Documento, diz que a ideia é que outros treinamentos sejam oferecidos nos próximos meses. Atualmente, o Memorial da UFC está trabalhando na recuperação, digitalização e catalogação de seu acervo, “mas aos poucos levaremos esse trabalho para outros setores, porque queremos disseminá-lo em toda a Universidade”, afirma.

ARQUIVOLOGIA – O Prof. Daniel Flores ressaltou a necessidade de ser implantada uma cultura de “transparência ativa” em todas as instituições públicas. Ele defende, também, a criação do curso de graduação em Arquivologia, na UFC, para formar profissionais que atendam à demanda do mercado. No Brasil existem apenas 16 cursos, sendo o da UFSM o mais antigo, criado em 1976.

Fortaleza sediará, em 2016, o 7º Congresso Nacional de Arquivologia, que deverá atrair cerca de 1.000 pessoas, informa o Prof. Daniel Flores, antecipando uma decisão que deverá ser tomada durante o evento, que é a de tornar anual o Congresso (atualmente é bienal).

O Workshop teve carga horária de 16 horas e abordou conteúdos como software livre, Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), Norma Internacional para Descrição de Funções etc.

Fonte: Memorial da UFC – fone: 85 3366 7414

(Notícia publicada no Portal da UFC em 12/03/2015)